sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

*** Ilusão ***


O que é a ilusão?
Alguém consegue explicar porque ela existe?




Na definição de um dicionário ilusão é “erro de percepção ou de entendimento; engano dos sentidos ou da mente; interpretação errônea”. Mas será que a ilusão é um erro de percepção ou uma vontade íntima de viver ou sentir alguma coisa?
A ilusão pode ser boa, pode nos fazer sentir bem, mas como é efêmera, vai embora e deixa o gosto amargo do que poderia ter sido e não foi. Mas será que a ilusão traz só decepção e desilusão?
No mesmo dicionário ilusão traz outro sentido, mais poético, mais próximo das minhas ideias. Ilusão é “fantasia da imaginação; devaneio, sonho, quimera. É a promessa de prazer, de felicidade que se revela decepcionante, dolorosa ou efêmera; esperança vã; decepção, desilusão. Apesar disso não podemos negar que a ilusão, apesar de ser efêmera, pode ser benéfica quando nos faz buscar o que nos ilude e transformar em algo real, que pode ser sentido na sua plenitude.
A ilusão nos faz viver no mundo dos sonhos, das quimeras, dos devaneios, e isso pode ser bom, quando tira o homem da extrema racionalidade, da sistematização da vida, no entanto, não se deve ter a ilusão como companheira. A ilusão, quando se torna parte do homem traz consigo a dor, o sofrimento e a tristeza.

Nenhum comentário: